potencial de risco de doping envolvido pelo uso de produtos de beleza e suplementos nutricionais

A World Archery publicou um alerta sobre o potencial de risco de doping envolvido pelo uso de produtos de beleza e suplementos nutricionais.

 
No ano passado, dois atletas foram punidos por terem cometido violações das regras de antidopagem pela presença de sibutramina, substância proibida, que foi ingerida através de suplementos nutricionais contaminados ou pelo uso de produtos de beleza.
 
Os dois atletas receberam punição de seis a oito meses.
 
Os painéis disciplinares concluíram que os atletas usaram a substância involuntariamente. No entanto, de acordo com os princípios da Agência Mundial Antidoping, os atletas são responsáveis por quaisquer substâncias que ingerem.
 
A World Archery publicou um alerta de antidopagem para lembrar aos atletas para verificarem o conteúdo de qualquer suplemento ou produto e considerar as possíveis implicações do consumo. Substâncias proibidas podem ser deliberadamente adicionadas durante o processo de fabricação do produto ou inadvertidamente incluídas através de contaminação. Em muitos casos, a substância proibida não está listada no rótulo de ingrediente do produto.
 
Atletas são constantemente aconselhados a consultar um médico, especialista ou sua agência nacional antidoping antes de consumir qualquer tipo de suplemento dietético ou produto de beleza. Os atletas são os únicos responsáveis por quaisquer substâncias encontradas nos exames antidoping.
 
De acordo com as regras da World Archery, qualquer atleta competindo em uma prova válida para recorde mundial eu de ranking mundial  pode ser controlada para fins de antidopagem. As Federações nacionais podem impor controles adicionais em outros eventos.
 
Visite as páginas clean sport pagesdo site da World Archery para obter mais informações.
 
Lembramos que também as bebidas energéticas podem trazer os mesmos problemas aos atletas.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support