BREVE HISTÓRIA DA CONFEDERAÇÃO

BREVE HISTÓRIA DA CONFEDERAÇÃO

O Tiro com Arco no Brasil teve uma longa história até a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco – CBTARCO – fundada em 09 de julho de 1991, no Rio de Janeiro.

As federações fundadoras são: Federação Mineira de Arqueirismo, Federação de Arqueirismo do Estado do Rio de Janeiro, Federação Gaúcha de Arco e Flecha, Federação Paraense de Arqueirismo (desativada) e Federação Paulista de Arco e Flecha.

Após a fundação da CBTARCO, surgiram: Federação Capixaba de Tiro com Arco, Federação Matogrossense de Tiro com Arco, Federação Pernambucana de Tiro com Arco e Federação Goiana de Tiro com Arco.

O primeiro presidente da Confederação foi o Sr. Wladmir Bráulio Jr, que atuou de 1991 a 1995, quando assumiu o Sr. Ronaldo Guimarães de Carvalho, como interventor e posteriormente, como presidente. Em 1º de Maio de 1999, passou a presidência para seu vice, Sr. Vicente Fernando Blumenschein, que foi eleito presidente no quadriênio seguinte (2000 a 2004).

A CBTARCO é filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), à Confederação Pan-Americana de Tiro com Arco (COPANARCO) e à Confederação Sul-Americana de Tiro com Arco (CONSUARCO).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support